Projeto EDUCAR

O objetivo inicial e principal do Projeto EDUCAR é criar um novo conceito em computador direcionado à educação de forma a auxiliar no aprendizado do raciocínio de programação de uma forma simples e direta usando uma linguagem nova e totalmente direcionado ao público brasileiro.

Uma das principais exigências determinadas na base do projeto é que todos os têrmos e os comandos ou nomes usados nas linguagens de programação sejam em português de forma que sigam a sintaxe usada normalmente durante o aprendizado escolar o que facilita em muito o entendimento do fluxo de programação.

As características básicas do Projeto EDUCAR são:

  • Linguagem totalmente em português
  • Linguagem de programação simples e direta
  • Baixo custo
  • Portátil
  • Acesso a rede
  • Programas depuradores e ferramentas residentes
  • Documentação completa
  • Ambiente gráfico
  • Utilizar acessórios existentes no mercado

Com base nas características acima optou-se por um sistema de multi processadores integrados cada um com tarefas específicas e otimizadas para que mesmo usando-se microprocessadores de baixo custo e fácil acesso se consiga um rendimento equivalente a equipamentos de maior porte.

O primeiro componente do Projeto EDUCAR que será usado como base de estudos e como ferramenta de desenvolvimento é o SIMPLES - Sistema Integrado de Multi Processamento Lógico Especializado.

E também simples é toda a filosofia básica do desenvolvimento no Projeto EDUCAR. Como as pessoas envolvidas no projeto aceitaram a idéia de se reinventar a roda, usaremos todo o aprendizado com os vários tipos de computadores e linguagens existentes para criar uma nova forma de integração homem máquina.

O Projeto EDUCAR pretende permitir que pessoas simples tenham acesso ao mundo da informática de uma forma econômica, amigável e eficiente e mantendo o usuário o mais próximo possivel da tecnologia mais moderna existente sem que para isso ele tenha que aprender a raciocinar em outra lingua ou tenha que ficar limitado a aprender a usar os programas que os grandes fabricantes impöem ao mercado.

Quando essa geração que agora ensina e desenvolve sistemas aprendeu a usar computador não eramos simples usuários Windows, Word, Access, etc. que somente aprende a apertar um botão no que os outros te permitem fazer. Tinhamos que desenvolver um programa que executasse o que queríamos.

Hoje temos equipamentos e ferramentas de programação melhores, mas poucos têm a chance de ter contato com a base do raciocínio de programação, que é o que realmente conta, é fácil iniciar um programa em Visual Basic, Delphi, Visual C++, etc. basta você clicar no menu, escolher o botão e arrastar para a janela, o problema é: o que o programa vai fazer quando eu clicar no botão?.

Se desde a base escolar o aluno tiver contato fácil, simples e gradual com as várias formas possíveis de raciocínio de programação sem que lhe seja imposta uma forma ou outra e tenha uma ferramenta que lhe permita desde o acesso à rede mundial até o simples acender e apagar de uma lâmpada ligada a um conector, provavelmente ele chegará a um modo de raciocínio que melhor se adapte ao seu modo de ver o mundo.

 

Ademir Carchano - Fevereiro/2001